III Jornada do Novembro Negro da UFSB - Programação
De 17 a 19 de novembro acontece de modo remoto a III Jornada do Novembro Negro da Universidade Federal do Sul da Bahia, organizado pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo e pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Relações Raciais, PPGER – UFSB; Neste ano a Jornada traz como tema Ações Afirmativas para a População Negra: Políticas de Cotas na Educação e os Desafios para sua Revisão”. O evento que fecha a atividade anual da Jornada do Novembro Negro com atividades, cursos e seminários mensais discutira os avanços proporcionados pela Lei de Cotas Raciais, os desafios para sua implementação, os mecanismos utilizados para o cumprimento da lei e erradicação das fraudes, e as expectativas para sua revisão levando em consideração nosso cenário político e social. Além disso, discutiremos também a Lei de Cotas para o acesso à carreira docente. Serão três mesas temáticas com convidados que estão diretamente ligados à implementação, utilização e cumprimento da Lei de Cotas Raciais. Ao final de cada mesa, haverá o lançamento de livros que sairão pelo Selo Pensamento Negro Contemporâneo, uma parceria entre nosso Grupo de Pesquisa e a Editora Telha.
MESAS & LANÇAMENTOS
Mesa 1 – 17/11 – Memória e Luta: relembrando os desafios para a implementação da lei de cotas.
18:00 – Profa. Dra. Joana Guimarães – Reitora da UFSB. Senador Paulo Paim. Bruna Brelaz – Presidenta da UNE. Prof. Dr. Richard Santos – Mediador
20:00 – Lançamento do livro “Pedagogia da circularidade: ensinagens de terreiro”. AutorTássio Ferreira. Coleção Pensamento Negro Contemporâneo. Editora Telha.
Mesa 2 – 18/11- Garantindo a aplicabilidade da lei de cotas: mecanismos de controle de fraudes e políticas de permanência.
18:00 – Profa. Daniele Almeida – Mestranda – PPGER-UFSB – Mediadora. Prof. Dr. Sandro Ferreira – Pró-reitor – PROAF-UFSB. Nêgo Bispo- Mestre quilombola .Cássia Maciel – Pró-reitora – PROAE-UFBA. Prof.Dr. Rafael dos Prazeres – SindUFSB. Prof. Dr. Gabriel Nascimento – CAPC- UFSB. Antonio Bonfim – ASSUFBA.
20:00 – Lançamento do livro “Resistência e Re(existências) de professoras negras em Porto Seguro: trajetórias e inscrições de raça e gênero na docência. Autora – Thalita Reis. Coleção Pensamento Negro Contemporâneo – Editora Telha.
Mesa 3 – 19/11 – Lei de cotas na educação: avaliações e perspectivas para a revisão da política.
18:00 – Profa. Dra. Maria do Carmo – PPGER /UFSB – Mediadora. Profa. Dra. Lidyane Ferreira – PPGER/UFSB. Gianmarco Ferreira – Procurador MG-UNB. Neymar Santos – TAE -UFSB. Antônio Pereira – Coletivo Dandaras.
20:00 – Lançamento do Livro – Fora da lei: uma incursão sobre a lei 10.639/03 em três experiências de gestão pública na Costa do descobrimento. Autor – Epaminondas Castro. Coleção Pensamento Negro Contemporâneo. Editora Telha.
SOBRE O GP-PNC
O Grupo de Pesquisa tem por princípio investigar, compartilhar, e criar possibilidades epistemológicas a partir do Pensamento Negro Contemporâneo cujo objetivo é valorizar e revisitar os saberes de pensadores (as) negros (as) na academia e fora dela. Essa experiência apresenta-se como uma verdadeira artesania prática de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes produzidos no Sul. Coordenado pelo professor Richard Santos (PPGER-UFSB) e pela professora Maria do Carmo Rebouças (PPGER – UFSB), também organizadores da Coleção Pensamento Negro Contemporâneo (Editora Telha) o grupo é oriundo de uma série de atividades de pesquisa e extensão realizados no âmbito da UFSB. Propõe-se a atuar para a ação pedagógica inclusiva e plural na universidade brasileira, através da pluralidade epistemológica, uma missão nada fácil quando se abstrai sobre o processo de alfabetização proporcionado pelo Estado nacional desde sua conformação republicana. Deste modo, o GP-PNC desenvolve atividades de afirmação cidadã através do saber e de encontro ao epistemicídio praticado nas universidades eurocêntricas tradicionais.
SERVIÇO
III JORNADA DO NOVEMBRO NEGRO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
Local – Remoto (Ver links abaixo).
Quando – De 17 a 19 de novembro de 2021.
Horário – 18:00 às 20:00 Debates temáticos 20:00 às 21:00 – Lançamentos de livros da Coleção Pensamento Negro Contemporâneo
Como assistir?
Mesas de debates – Youtube da Jornada do Novembro Negro – Link – https://www.youtube.com/watch?v=eZztecDtIb8
Lançamento dos livros – Facebook da Editora Telha – Link – https://www.facebook.com/events/2698920883736196?ref=newsfeed
Contatos Organização E-mail – nnegro@gmail.com
Site – https://www.pensamentonegro.com/
WhatsApp – 73 98107-3887
POSTAGENS:
-
Homenagem à Profa. Dra. Ana Célia
-
Série Racismo Estrutural
-
Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados!
-
Programação da IV Jornada do Novembro Negro da UFSB
-
III Colóquio de Pesquisa Negra Contemporânea
-
Livro articula experiência brasileira de raça e racismo no cenário de América Latina e Caribe
-
Sessão especial da câmara de vereadores de Porto Seguro com a UFSB promove debate sobre o 13 de maio
-
Câmara Municipal de Porto Seguro Realiza Sessão Especial Pelo 13 de Maio
-
Coleção: Pensamento Negro Contemporâneo
-
Anais do Colóquio de Pesquisa Negra Contemporânea - Jornada do Novembro Negro
-
Resenha produzida pela Profa. Lidyane Ferreira e publicada na edição impressa do Le Monde Diplomatique.
-
Boletim de Análise Político-Institucional nº 31, Dezembro 2021
-
Pesquisa do PPGER/UFSB resulta em livro sobre educação e sexualidade infantil
-
Em livro, pesquisadora propõe inclusão do constitucionalismo haitiano no ensino de Direito Constitucional
-
Pesquisa realizada no PPGER propõe um guia pedagógico para aprimorar o ensino de Geografia na rede pública
-
III Jornada do Novembro Negro da UFSB - Programação
-
Professor Richard Santos participa do Jornal Bahia Meio dia da TV Santa Cruz - Rede Globo Bahia.
-
2º Seminário branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras
-
Negritar e Descolonizar a Escola com Funk: Ações e Práticas Pedagógicas.
-
A III Jornada do Novembro Negro Está Chegando!!!