Homenagem à Profa. Dra. Ana Célia

   Neste Dia 8 de Março homenageamos a Profa. Dra. Ana Célia da Silva, intelectual negra baiana, para lembrarmos de todas as pesquisadoras negras que se dedicam à Ciência Brasileira, contribuindo para a construção do pensamento crítico, plural e democrático à serviço da sociedade.

  Para a Profa. Dra. Maria do Carmo Rebouças, do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo da Universidade Federal do Sul da Bahia, a professora Ana Celia da Silva é uma referência nacional na luta antirracista no campo da educação.
“Sua pesquisa sobre a discriminação do negro no livro didático, realizada na década de 1980, é precursora não somente da denúncia da reprodução do racismo institucionalizado nas políticas dos livros didáticos, mas também deu ímpeto à abertura de um campo de estudos sobre Educação, Ensino e Relações raciais”, destaca Maria do Carmo, que é uma das coordenadoras pedagógicas do Curso Educar para Reparar, Orçamento Público e Educação Antirracista.

   “Certamente as pesquisas da professora Ana Célia da Silva, sua produção teórica e sua atuação política nos movimentos negros baianos contribuíram para evidenciar a necessidade de uma política pública voltada para a promoção da equidade racial no ensino, o que veio a ocorrer em 2003”, completa Maria do Carmo Rebouças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo