Educar para reparar

Orçamento Público e Educação Antirracista

O enfrentamento ao racismo na Educação e a promoção de um ensino inclusivo e igualitário são desafios urgentes no Brasil. Inspirado nesses princípios, o curso “Educar para Reparar: Orçamento Público e Educação Antirracista” foi pensado para a formação de cidadãos e cidadãs, ativistas dos movimentos sociais, estudantes, educadores e gestores para compreenderem e atuarem criticamente na elaboração e execução dos orçamentos públicos com uma perspectiva antirracista. 

O objetivo é fortalecer o conhecimento sobre o financiamento educacional e suas implicações nas relações étnico-raciais, formando Agentes de Promoção da Igualdade Racial na Educação. Entre os conteúdos explorados estão a compreensão crítica do orçamento público e suas implicações para a educação e a promoção da igualdade racial, além da participação cidadã na formulação do orçamento público e a análise de documentos oficiais e legislações sobre o financiamento

da educação, como Constituição Federal de 1988, Lei 10.639/2003 e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O curso é totalmente gratuito e será oferecido em ambiente digital, com encontros presenciais em cinco cidades brasileiras, reunindo docentes dedicados à pesquisa, extensão  e atuação na temática antirracista. 

“Educar para reparar” é um curso de extensão promovido pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), certificado pelo CNPq, em parceria com a União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO). O curso conta com financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI).

Você que se inscreveu, fique atento! Os selecionados e selecionadas serão notificados por email sobre cada etapa do projeto.  

 
Quem não conseguiu se inscrever ou não foi selecionado, ainda pode acompanhar de forma presencial ou virtual as conferências de abertura de cada um dos cinco módulos do curso.
 
Dúvidas relacionadas ao projeto, entrar em contato pelo email: 
educarparareparar.gppnc@gmail.com

Acompanhe os lançamentos dos módulos:

Repercussão:

Ir para o conteúdo