
Quem Somos
O Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo (GP-PNC), vinculado à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, vem desde o ano de 2019 desempenhado um papel fundamental na valorização e na revisão dos saberes de pensadores(as) negros(as) no Brasil e além. Coordenado pelo professor Dr. Richard Santos e pela professora Dra. Maria do Carmo Rebouças, o grupo combina ensino, pesquisa e extensão para promover epistemologias negras contemporâneas, fortalecendo o diálogo acadêmico e comunitário sobre relações étnico-raciais.
Desde sua criação, o GP-PNC tem sido uma plataforma para iniciativas pioneiras, como o Colóquio de Pesquisa Negra Contemporânea e a Jornada do Novembro Negro, eventos que trazem para a cena local personagens internos e externos a academia com o intuito de promover a valorização dos saberes descentrados.
O GP-PNC também é responsável pela publicação de análises, artigos acadêmicos e de opinião, resultantes das ações do grupo, que exploram conceitos inovadores, como o dispositivo analítico “Maioria Minorizada”, desenvolvido pelo coordenador Richard Santos. Esse conceito tem sido debatido em cursos e eventos que abordam temas como brutalismo e racialidade, conectando a teoria com as práticas sociais. Além de novas epistemologias no campo interdisciplinar, como é possível conferir na parceria entre o GP_PNC e a Editora Telha, que resultou no Selo Pensamento Negro Contemporâneo, com obras seminais para compreensão da realidade brasileira e do Sul Global.
Além das atividades acadêmicas, o GP-PNC promove parcerias com instituições nacionais e internacionais, fortalecendo o intercâmbio de saberes e a valorização da pluralidade cultural. O grupo continua sendo uma referência no cenário acadêmico brasileiro, reafirmando a importância de sua missão: descolonizar o saber e amplificar as vozes da maioria minorizada.